Guia da raça Golden Retriever

História da raça Golden Retriever

Grupo 8 -Retrievers, Levantadores e Cães d’Água. Seção 1 - Retrievers

Apelido: Golden

 

História da raça Golden Retriever

Nasce o Sonho Dourado, coração de ouro

Entendendo a História

O Golden Retriever foi desenvolvido  pelo Lord Tweedmouth (1802-1824) em sua propriedade, na Escócia. Primeiro foi chamado "Yellow Retriever" somente mais tarde ficou conhecido como Golden Retriever.

 

Acreditava-se que esse Lord teria assistido a uma apresentação de cães, em uma companhia cirsense russa, a admiração pela inteligência desses cães foi tamanha que comprou todo o grupo, levando-os para Escócia a fim de usá-los e procriá-los em sua propriedade.

 

Posteriormente essa teoria foi contestada por uma famosa criadora e historiadora da raça, Elma Stonex, que pesquisou por mais de 10 anos as origens da raça, e com ajuda de um parente do Lord escocês, comprovou que seu surgimento deu-se em meados do século XIX, resultado de cruzamento seletivos e elaborados por Sr. Lord Tweedmuth, que buscava um cão de médio porte com habilidades para caça, fácil treinamento, calmo, obediente e inteligênte. Ele desejou desenvolver um cão que fosse leal e amável, contudo espirituoso e esperto, silencioso para não espantar a caça, que gostasse da água e com grande habilidade de recuperar sem dilacerar a presa. Concluiu assim que a origem dos cães era escocesa. 

 

Entre as informações utilizada para comprovar essa afirmação, estava o Livro de Criação mantida pelo primeiro Lord  Tweedmouth, disponível atualmente no Kennel Clube de Londres. Neste livro, não havia nenhum relato que comprovasse a origem circense russa. 

 

Nesse livro, tem o registro de que o primeiro "Yellow Retriever" de Lord Tweedmouth, nasceu em julho de 1864, foi batizado de Nous, o único filhote amarelo de uma ninhada de cães prêtos e ondulados, comprado de um sapateiro de Brighton, que o consegura de um guarda-caça. Nous foi o padreador que deu origem a raça.

 

No Livro de Criação existem os registros de como Lord planejou e desenvolveu sua linhagem de retrievers de trabalho de 1863 a 1890 e mostram sua habilidade como criador, encontrou no Golden a união de várias qualidades de outras raças de cachorros, através de cruzamentos sistematizados alcando esta raça.

 

Dentre as raças utilizadas para compor a raça conhecida hoje como Golden Retriever estão o Tweed Water Spaniel (hoje extinta), Terra-nova, Setter Irlandês e segundo alguns (não comprovado), o Bloodhound.

 

Em 1908 participaram pela primeira vez de uma exposição na Inglaterra, levados por Lord Harcourt, leia-se Canil Culhan, todos os seus cães tinham a linhagem Tweedmouth. Dai por diante foram fundados canis especializados na raça, sendo o Canil Noranby, o mais infuente na raça durante os 40 anos seguintes, até a morte de seu fundador em 1951. 

 

Em 1913, receberam um registro separado no Kennel Club de Londres, sob denominação de Retrievers (golden, yellow). A raçå foi reconhecida pela primeira vez nos Estados Unidos pelo American Kennel Club em 1932.

 

Ao longo dos anos outras linhas de sangue foram usadas até que chegar no Golden Retriever conhecido hoje. Devido as diferentes linhagens usadas para garantir o aprimoramento da raça, atualmente o tipo dos cães nos EUA, Canadá e praticamente toda a América do Norte difere ligeiramente do de seus antecessores ingleses, que com o restante da Europa e Oceania, formam um outro bloco. As diferenças são principalmente na tonalidade de cor e textura da pelagem.

 

A popularidade e as qualidades destes cães os tornaram bons animais de trabalho. 

 

O primeiro golden retriever chegado ao Brasil foi Patrick, que tinha o nome de registro: Eldorado of Gold Leaf, sua proprietária Sra Yvette Tobião o comprou de um canil na Califórnia. A partir daí a raça começou a se introduzir no país,  foi reconhecida oficialmente, em 1911.

 

Estudando sua história verificamos que o Golden é uma raça de pelo longo originário de países com clima frio, portanto, não precisam de roupinhas e os cobertores, senão, o perigo é deixá-los desconfortáveis, sentindo calor em pleno inverno.

 

Tido hoje como ótimo cão de companhia para quem gosta de cães de porte grande, o Golden é assim, um companheiro fascinante.

 

Atualmente, são usados como cães guia, auxiliando cadeirantes e deficientes visuais.

 

Físicamente, o golden tem porte robusto, pelagem mediana, lisa ou ondulada e coloração dourada. Devido as inúmeras qualidades, foi eleita a raça mais popular no Japão e está entre as 10 que obtiveram mais registros nos EUA. 

 

O Golden Retriever é resultado várias qualidades encontradas nos cães, sem dúvidas será seu melhor amigo. 

 
 
história-golden-retriver

cuide de quem você ama

Conheça a história do seu melhor amigo