Pug
Pug
Guia da raça, preço e como comprar seu filhote de Pug
Guia da raça, preço e como comprar seu filhote de Pug
Guia da raça PUG
Tudo sobre a raça Pug
Grupo 9 - Cães de Companhia . Seção 8 - Cães Molossos de Pequeno Porte
Apelido: Mops, Mol, Carlin, Carlino, Mopshond, Doguillo.
A raça PUG - Informações Gerais
PUG Companheiro inseparável com olhos de bebê
Muito inteligente e observador aprende fácil. PUG é um cão de companhia.
Equilibrado, feliz e muito disposto, o PUG é o cachorro de estimação oficial da nobreza e alta sociedade.
Porte elegante e temperamento dócil.
Bastante fiel ao dono, o pug se torna facilmente um companheiro inseparável. Na verdade acompanha-o para todo lado mesmo sem ser convidado.
PUGS se adaptam bem a qualquer espaço, casa ou apartamento, ama a companhia humana.
O PUG demonstra-se extremamente sociável e rapidamente se enquadra e se adapta a ambientes e pessoas estranhas.
Outra característica diferenciadora do pug é o seu latido: som emitido, muito parecido com um roncar, são intercalado por grunhidos como se o cão estivesse engasgado. No entanto, quando quer comunicar-se com alguém, o som torna-se mais agudo e longo.
Seu focinho achatado dificulta sua respiração, que normalmente é ofegante. Devido a este focinho, não suporta ficar em locais quentes e abafados, podendo vir a falecer rapidamente. Porém o risco de hipertermia ocorre em situações de risco, que não se faz com qualquer outro ser vivo, a diferença está no tempo da exposição ao risco. Ou seja em cães de focinho curto, os chamados braquicefálicos, a tolerância ao risco ocorre em um período mais curto.
O PUG não precisa de cuidados especiais, é rustico, pode ficar fora de casa sem problemas, como todos os cães, deve-se cuidar com a umidade nos pelos, eles devem estar sempre bem secos. Cuidados especiais estão restritos a reprodução.
-
Limpar as rugas do Pug a cada 3 dias: MITO. Usar muitos produtos pode causar alergia, o importante é mantê-las secas.
A resistência física do PUG é proporcional ao seu tamanho e as suas atividades cotidianas.
Nem mesmo cães de porte grande devem acompanhar um atleta em uma maratona.
Ninguém merece acompanhar um ritmo intenso de exercícios se não está preparado, nem seu cão. Pense que eles também precisam ganhar resistência para exercícios gradualmente assim como nós.
Imagina você, sem preparo físico acompanhar seu amigo em uma longa caminhada ou corrida. Ninguém merece. Nem ele!
Inclusive nós, também não devemos exagerar nos exercícios, tudo em excesso faz mal, vide atletas com problemas e dores precoces, tendo que se submeter cirurgias corretivas ou desistir da carreira resultado das dores. Isso também vale para os cães.
De acordo com o livro A Inteligência dos Cães, de Stanley Coren, o PUG encontra-se na 53ª posição (clique aqui para conhecer o ranking de Inteligência Canina) entre as raças pesquisadas no quesito Inteligência a Adestramento e Obediência a Comandos. Obtendo com essa classificação: capacidade de obediência e trabalho razoáveis.
Apesar deste autor não ter obtido sucesso em termos de inteligência e obediência para o trabalho. O pug é muito inteligente, observador aprende fácil, principalmente quando empregado o adestramento positivo.
Quando um cão independente da raça não consegue aprender pode estar ocorrendo um erro de manejo. Você precisa "conversar" na linguagem dele. Precisamos ajustar a comunicação com o cão para que eles nos entendam e nós a eles. Se você acha que seu cão é burro, porco, ou qualquer conotação pejorativa procure um especialista experiente para te ajudar. A comunicação homem x cão está falha.
Com seus grandes olhos de jabuticaba e sua expressão terna, o PUG é um eterno bebê. Seu charme faz as pessoas sentirem vontade de abraçar e nunca mais largar esse bebezinho fofo.
Expectativa de vida
Peso
Quantos anos vive em média um PUG
Mínimo
Máximo
7 anos
15 anos
Macho
Fêmea
6,3 a 11,5 kg
6 a 10 kg
Altura
Altura na cernelha
Macho
28 a 30 cm
Fêmea
25 a 28 cm