Guia da raça Golden Retriever

Trimming Golden Retriever

 Grommoing & Trimming Golden Retriever 

6º Passo Hand-Stripping-Golden-Retriever

 

6º Passo Hand-Stripping Golden Retriever

 

O Golden Retriever tem a pelagem dupla. A principal mais firme e a lã. A Principal, mais firme, é constituída de pêlo primário, que dá textura grossa ao revestimento. Para cada fio mais firme e grosso da camada principal, há uma série de fios finos e lanosos (com aspecto de lã) chamados de sub-pêlo ou pêlo lã, localizados no mesmo folículo, junto com o pêlo principal.

Um cão vivendo em ambiente natural e rústico trocaria a pelagem cerca de 2 vezes por ano, sendo naturalmente arrancada se esfregando na grama, arvores, pedras, etc. Arrancando assim os pêlos primários que são mais firmes, pela raiz para dar passagem para o próximo ciclo de pêlos. Por exemplo, trocando a pelagem de inverno para dar lugar à pelagem de verão, quando o cão soltaria naturalmente a pelagem morta através dessa técnica natural de roçar a pelagem.

Essa remoção da pelagem que ocorria de forma espontânea, passou a ser executada em petshop pelos tosadores, com a domesticação.

 

Criadores e Handlers utilizam o hand-stripping como método de tosa para preparar a pelagem dos Goldens nas exposições, strippando os pêlos manualmente, assentando, e esculpindo a tosa oficial da raça, removendo artificialmente os pêlos mortos que cairiam de qualquer forma se estivessem na vida selvagem. Com isso, limpamos a pele, para um novo ciclo de pêlos mais firmes.

O stripping pode ser total, onde determinada região, ficará careca, ou parcial, onde deixa-se uma camada de pêlo. Neste caso, chama-se rolling que significa deixar a pelagem rolar seu ciclo natural. Para fazer o rolling podemos usar as ferramentas deshadding (furminator, rakes) que auxiliam e aceleram o trabalho, eliminando principalmente os sub-pêlos, deixando o pêlo grosso mais evidente.

O procedimento correto para o rolling é esperar até que a pelagem esteja, mais longa pronta pra ser  retirada, naquela fase em que começa a cair naturalmente, como se estivesse frouxo, sendo facilmente strippados. 

Após o stripping, os pêlos crescerão mais duros e após aproximadamente 6 semanas, será necessário uma nova sessão, quando a pelagem nova começa a aparecer, e aí podemos remover os pêlos secundários lanosos que restaram, evidenciando a nova camada de pelagem. 

Em seguida, é só esperar até a pelagem estar pronta novamente para o seu próximo ciclo de tosa, o que ocorre geralmente após 4-5 meses e quando o pêlo vai estar velho e começar a cair por si só – então será hora de um novo stripping.

 

Com a utilização da máquina de tosa rente a pele, o pêlo torna-se fino e lanoso (fina, mais farta e mais clara). O corte rente, proporciona o aumento da quantidade de pêlo em cada folículo. A pelagem secundária será predominante em todos os folículos, irá se tornar um casaco ultra fechado e quente. Isso impedirá que o ar chegue com facilidade até a superfície subjacente da pele. Em nosso caso, região de clima quente e em casas aquecidas, esta pelagem farta pode ser causar lesões e acnes na pele.

O stripping é um processo de renovação dos pêlos, auxilia no, microclima da pele, processo de informação de direção correta para o crescimento da pelagem, manutenção da limpeza e espaçamento dos banhos, pois retira-se a pelagem lanosa e fofa que agarra mais fácil a sujeira.

Assim, feito o hand-striping, resta o pêlo mais duro e grosso, que faz com que a sujeira deslize e não se fixe, e uma simples escovação solta o acúmulo de sujeira do pêlo, o que ajuda bastante para manter a baixa freqüência de banhos, que quando pouco espaçados deixam umidade e causam dermatites e outros problemas resultantes pelo excesso de banho causando dequilíbrio natural da pelagem.

 

Como fazer o stripping :

  • Usando facas  e dedeiras específicas, essa última opcional para dar conforto, e um pó para dar mais atrito ao  pêlo e facilitar a retirada.

  • Para iniciantes, cães que nunca foram stripados e filhotes: Plucking: técnica feita com os dedos em pinça 

  • Com pedra: semelhante à faca, porém utiliza-se uma pedra vulcânica. Essa também auxilia para assentar a pelagem