Guia da raça Golden Retriever

Trimming Golden Retriever

 Grommoing & Trimming Golden Retriever 

5º Passo Grooming Golden Retriever

 

5º Passo Grooming Golden Retriever

 

Por último limpe sua face. Com um pano úmido remova a sujeira e o pelo morto.

 

Os olhos devem ser limpos com lenços de papel. Lesões podem desenvolver-se a partir de poeira e sujeira.

 

Os ouvidos devem ser limpos uma vez por semana com algodão e loção de limpeza específica para ouvidos, e os pelos no interior das orelhas nunca devem estar oleosos

 

 

Cuidados Especiais:

Entre os afazeres do grooming um é “armar as botas”, que consiste em dar volume aos pelos das patas com o uso de laquê e pós

(talco, bicarbonato de cálcio ou amido de milho),  moldar os pelos da cabeça conforme a tradição e esconder falhas de pelagem ou reforçar marcações de cor com maquiagem.

 

No trimming para exposição o corte de pelos é feito com tesoura – o uso de máquina é reservado e pode ser usada para situações específicas, como aparar os pelos do focinho e partes das orelhas. Faz parte do acabamento do trimming também retirar todo excesso de  pelos com a ajuda de uma faca de stripping, a nova pelagem cresce mais densa. Nesse caso, a técnica é chamada de stripping, e significa trimar o excesso de pelo .Técnica também usada nas patas e jarretes. Os olhos nunca poderão estar úmidos numa exposição. 

 

Banho

 

Encharque o cão. Deixar a pelagem bem molhada é o segredo para uma boa limpeza, espalhe o shampoo dividindo o cão em 3 partes, traçando duas linhas imaginárias ao longo do corpo. Cabeça e pescoço, tronco, dorso e cauda. Espalhe bem o shampoo fazendo bastante espuma em cada uma das 3 partes. Enxague com muita água até tirar todo o excesso. O que faz com que o pelo fique bem liso e "cantando". Repita a lavagem se necessário. Passe o condicionador da mesma forma, aguarde alguns minutos e enxágue bem. 

 

Os produtos usados no banho ajudam a tratar e hidratar os fios, mas de nada adianta usar produtos caros, se não for feita uma boa escova no final. Leia-se escova+secador. Escovar bem os cabelos é essencial para ativar o brilho, deixando-os soltos e exuberantes.

 

Considerações Finais

 

Um bom GROOMING/ Trimming se faz com amor, paciência e dedicação. A cada passo perceberá seu progresso.  O trimming deixa seu golden com aparência diferenciada, vale lembrar que os fatores genéticos herdados influenciam na qualidade do pelo. Impossível tentar simular uma pelagem vasta onde não existe. 

 

Lembrando que utiliza-se  diferentes materiais (faca, pedra, tesouras, etc) existindo o trimming específico para cada raça, não sendo só o Golden que faz. 

Quando a pelagem está muito arrepiada é possível passar a lâmina alta para assentar nos pontos sem franjas.  Isso só deve ser feito  em casos específicos, pois demora um bom tempo para crescer novamente.

 

O grooming & trimming valoriza as características do exemplar, feito regularmente, favorece o crescimento correto da pelagem deixando um caimento perfeito.