Pug
Pug
Guia da raça, preço e como comprar seu filhote de Pug
Guia da raça, preço e como comprar seu filhote de Pug
Guia da raça PUG
História da raça Pug
Grupo 9 - Cães de Companhia . Seção 8 - Cães Molossos de Pequeno Porte
Apelido: Mops, Mol, Carlin, Carlino, Mopshond, Doguillo.
História da raça PUG
Nasce um companheiro inseparável com olhar de bebê.
Entendendo a História
O De origem chinesa, onde os cães de nariz (trufa) arrebitado sempre foram favorecidos, o Pug foi levado há Holanda por volta do século XVI pela Companhia Mercante de Navegação Holandesa, dita Companhia das Indias, e foi bastante apreciado pelas damas da sociedade como cão de colo.
Depois chegou á Inglaterra que o adotou, e mais tarde, redigiria o seu padrão. Antes porém, no início do século XVII, já era difundido em vários países europeus como Itália, França, Espanha e Alemanha.
Sempre tido como animal de estimação da nobreza e alta sociedade, sua trajetória remonta os episódios com Napoleão Bonaparte, Maria Antonieta, o Príncipe de Orange Willian the Silent e mais recentemente com o Duque de Windsor.
Sem o aviso de um pequeno PUG, Willian teria morrido nas mãos dos espanhóis.
O latido de alerta do cão avisou sobre a invasão e salvou uma vida real. O PUG tornou-se o cão oficial da corte, e o túmulo de Willian exibe, além dele, seu querido cão de estimação.
Contudo, sua origem permanece menos certa que os serviços que presta. Ele pode ter ascendência asiática ou européia e o nome provavelmente pode se referir a um tipo de sagui (também chamado de PUG).
Os ingleses o batizaram de PUG ou "PUG-Dog", isto é "coisa diminuta", "cão diminuto".
O nome Carlino ou Carlini foi usado pela primeira vez na França, pelo aspecto cômico, curioso e mal-humorado ao mesmo tempo, que lhe conferem as rugas e a pigmentação particular do rosto, o nome de um ator, célebre no papel de Arlequim, com o qual o rosto redondo, com mascara preta, revelava certa afinidade.
Até 1877 a raça era vista apenas na cor fulvo, mas nesse ano um casal preto foi introduzido a partir do Oriente.
No Brasil a difusão da raça ainda é pequena, mas basta que seja um pouco divulgada para demonstrar seu potencial de carisma que há muito já foi descoberto pelo mundo.