Guia da raça Golden Retriever

Dicas para ensinar seu Golden

Tutorial boas maneiras

 Golden Retriever

 

Dicas para ensinar seu Golden Retriever • Tutorial

Aulas breves e diárias.

- Nome:

Para que ele entenda qual é o seu nome recompense-o sempre que ele atender ao seu chamado. A recompensa pode ser um biscoito, elogio ou carinhos. Associando o nome dele a algo positivo ao chamá-lo terá uma boa razão para obedecê-lo.

-Sempre que for alimentá-lo ou dar um petisco, faça um som com a boca, pode ser um assobio ou o barulho de beijo, posteriormente em alguma situação de perigo ou que você precise que ele venha rápido, ele atenderá prontamente.

-Guia:

Basta colocar a guia e alguns filhotes saem andando alegremente sem perceber que estão condicionados a ela. Em outros casos o filhote empaca e não anda de jeito nenhum. Nesse caso adquira uma guia longa, leve e fina. Se ele não vier, puxe a guia gentilmente e aproxime um petisco bem próximo ao focinho, assim que ele der os primeiros passos afaste o petisco com a mão para que ele tente pegar, assim a atenção se volta para tentar abocanhar o petisco, e ele acaba esquecendo a guia. Quando ele andar direitinho você o premia com o petisco, eleogios de incentivo e carinhos. Rapidamente ele aprenderá, não puxe a guia de forma brusca, pois desta forma ele associa o gesto como uma punição o que dificulta o aprendizado.

-Roer:

O período de dentição canina deencadeia uma enorme coceira nas gengivas e um desjo de roer coisas. Caso ele desenvolva o hábito de roer coisas proibidas, como pés de cadeira, chinelos, tapetes, etc., ofereça objetos alternativos para que ele satisfaça sua necessidade de roer, como ossos de couro ou garrafas pets. Troque o obejeto proibido pelo permitido no ato em que ele estiver em ação, lembre que o cão é atemporal. Quando você conseguir flagar ele mordendo alguma coisa inapropriada passe o repelente de objetos (comprado em pet shop e mercados), esse produto tem um cheiro forte insuportável para o cachorro, repelindo o cão. Não adianta sair espirrando esse ptoduto pela casa toda, ele deve ser usasdo na hora em que acontece o ato de roer. Caso esse repelente não surta efeito, opte por um spray mata bicheira (spray prata ou roxo) esse aerosol é indicado para prevenir e curar infecções e bicheiras (miíases), mas além disso, tem um alto poder repelente. Seu cheiro é tão forte que nem nós humanos que temos o olfato bem menos apurado que o do cão, não aguentamos inspirar o aroma. Sugiro que tranque a respiração ao aplicar. Instile no objeto e ele fará o papel de repelente, alerto que o produto tem um forte corante que pode manchar temporariamente o local em que foi aplicado. 

 

Ensinando seu Golden Retriever 
"*Não é o cão que precisa ser treinado, e sim o dono". Jonh Halstead.
Regras básicas segundo Alexandre Rossi:
-Treinamentos breves e frequentes, meia hora, uma ou duas vezes por dia.
-Paciência é uma boa dica. Não saia com seu cão se estiver mal humorado.
-O tom de voz é muito importante. Lembre-se que está dando uma ordem e não pedindo.
-Cada cão tem um caráter diferente, uns necessitam de orientação, outros de tratamento firme.
-É importante que o cão se concentre em você, assim ele não pensará em mais nada.
-A escolha do local é muito importante. Deve-se escolher um lugar que seja calmo para o início do treinamento. A última coisa que precisa são distrações surgindo nos momentos vitais.
-Conclua o treinamento sempre num momento positivo, assim você e seu filhote ficam contentes. (Adestramento Inteligente)

-Para a maioria dos "maus"comportamentos, digo "mau" porque esse comportamento só é ruim aos nossos olhos, nossos hábitos, ele só está fazendo coisas caninas ao modo do cachorro. Para disciplina em geral é necessário criar como um muro invisível. Por exemplo coloque uma sacola com coisas próximo a ele e finja que não está prestando atenção. Toda vez que ele for mexer na sacola, não deixe, repreenda. Crie um outro som para associar a esse exercício, como xiiii Assim ele aprende a controlar as emoções e respeitar os limites. Esse exercicío serve para várias situações. Faça esse exercício quanado está presente, para que ele aprenda a respeitar, quando você não estiver .